Fundo histórico

Em 648 BC, o desporto Pankration foi introduzido nos Jogos Olímpicos. Pode ser descrito como uma combinação de Boxe e Wrestling. O jogo começava em pé, mas na maioria das vezes, chegava ao fim no chão, onde foram utilizados diversos tipos de chaves e golpes. Com o tempo o Pankration cresceu para ser o desporto olímpico mais popular do mundo antigo.

O Mixed Martial Arts moderno (MMA) é um desporto que tem semelhanças com o Pankration, devido à combinação de técnicas. O núcleo do MMA é composto de Boxe, bem como Kickboxing e Muay Thai ( boxe tailandês ), wrestling ( estilo livre e greco -romana) , de Judo e Jiu-Jitsu brasileiro. Apesar do Pankration ter sido significativamente diferente do MMA, no sentido em que no desporto antigo faltava em grande parte as regras, o desafio atlético que vem da combinação de uma vasta gama de técnicas estimula tanto interesse hoje como nos tempos antigos.

Rastreando as influências do MMA em tempos modernos encontramos uma onda de popularidade em desportos similares no Brasil no início do século XX. Praticantes daquela época, especialmente a família Gracie, trouxe sua experiência para os EUA, as influências que depois se tornariam a semente para o MMA moderno.

A primeira versão do tipo de MMA que vemos hoje surgiu no início de 1990. Promover jogos com profissionais de diferentes disciplinas, como Karate, Boxe , Wrestling e outros, muitos match- ups, nesse momento buscou-se identificar o estilo mais eficaz de arte marcial. Como o interesse cresceu assim se desenvolveu um desporto mais competitivo em que os atletas começaram a treinar em mais do que uma disciplina para ganhar vantagem. No final de 1990, o promotor profissional americano Ultimate Fighting Championship ( UFC ) adoptou as regras da Comissão Atlética do New Jersey ( as Regras Unificadas do MMA), e assim veio a ser estabelecido no MMA moderno a introdução de classes de peso, prazos e homologação.

Mixed Martial Arts – um desporto técnico

O MMA é um desporto desenvolvido para treino e competição. A ambição é atingir o mais alto nível atlético possível, com o mínimo de limitações técnicas quanto possível, e ainda garantir um baixo nível de risco para os praticantes . Nas artes marciais orientais bem como nas artes marciais ocidentais, todos os praticantes são estimulados no espírito de respeito, humildade e fair play, uma base de valor que o MMA partilha, dado que estes valores surgiram a partir de ambas as tradições.

Um atleta de MMA precisa ser bem rodado nos três principais elementos de combate, em pé, chão e a transição entre eles, e dominar um grande número de técnicas de vários tipos. Atletas de destaque, muitas vezes tiveram uma carreira muito bem sucedida em outros desportos antes de começar a treinar e competir no MMA. Têm sido feitas tentativas para contar o número de técnicas usadas , mas não existe um número absoluto – para cada elemento existem centenas . O MMA pode ser descrito como a mais “natural” de todas as artes marciais, uma vez que o atleta tem um número quase infinito de maneiras de defender a si mesmo – por exemplo, se fraco no chão, ele pode dirigir o jogo para o combate em pé. Se o adversário é ofensivo usando uma certa técnica você não está limitado a responder com a mesma técnica, mas pode utilizar qualquer técnica, a mais eficiente para você em qualquer situação . Pelo facto do desporto ser tão complexo, exigindo grande capacidade para dominá-lo, e ao mesmo tempo tão intuitivo, provavelmente será isto o que o torna tão atraente para os praticantes e espectadores .

O Mixed Martial Arts hoje

O MMA tem tido uma enorme expansão nos últimos anos, com o aumento do número de praticantes em todos os níveis, bem como seguidores e espectadores. É muitas vezes referido como o desporto que mais rápidamente cresce no mundo e há exemplos positivos de crescimento em todos os lugares ao redor do globo .

Os sites de MMA mais populares recebem mais de um milhão de visitantes por mês, e o desporto é também muito popular na TV. O UFC, o maior promotor profissional, está a emitir em 150 países e 22 línguas diferentes em todo o mundo.

O Mixed Martial Arts – uma das bases do movimento

Dada a enorme popularidade do MMA profissional, o lado recreativo é raramente discutido , mas não menos importante. Assim como o número de atletas aumenta também aumenta o número de praticantes de lazer em todo o mundo . São pessoas que descobriram que o MMA é uma forma excitante e bem-arredondado de exercício (embora o MMA recreativo seja mais restrito do que o MMA profissional por razões óbvias) . Nos países onde o MMA tem uma forte influência o movimento popular de lazer está se expandindo rapidamente. O ” grupo-alvo ” do MMA é muito amplo, desde aqueles que já fizeram outras artes marciais e desejam desenvolver-se como atletas, até aqueles que têm tentado vários desportos e encontram no MMA um novo e estimulante desporto, e os jovens começando apenas a conhecer desportos em geral. Quanto ao jovem encontrando o MMA, tem sido possível observar um aspecto social do desporto, bem como vendo o MMA em algumas áreas urbanas este parece preencher um papel importante de “casa longe de casa” para os jovens desfavorecidos. Há uma abundância de exemplos onde a estrutura, disciplina e companheirismo do clube de MMA tiveram um impacto positivo na vida dos jovens problemáticos, assim como outros desportos de fácil acesso, como Futebol e o Boxe , têm feito por várias gerações.

Os desafios do MMA

Ao mesmo tempo, como o MMA provoca interesse com milhares de novos adeptos e atletas todos os anos , o desporto está enfrentando desafios, bem como oportunidades. Há vários equívocos amplamente difundidos que impedem o seu desenvolvimento, o mais dominante é que não há regras e que o desporto, consequentemente, é muito perigoso . Aqui podemos ver como o início da história do MMA lança uma sombra sobre o presente. Outro factor que provavelmente contribui para essa imagem negativa é que é necessário um conhecimento básico das técnicas, a fim de compreender e desfrutar de um jogo. Com absolutamente nenhum conhecimento de uma luta de MMA pode parecer muito caótico, em vez de avançado. Isto não é no entanto um desafio que é limitado ao MMA – todos os desportos exigem esta compreensão básica, e cada nova modalidade irá naturalmente encarar um período onde a atenção tem, pelo esforço consciente, ser transformado em compreender e depois apreciado, a fim de manter o crescimento . Imagine se você nunca tinha visto uma partida de Ténis – não sabia que bater a bola fora das linhas significava para fora, não sabendo que retornar a bola viajando a 190 Km / h é extremamente difícil, etc, você gostaria? Aqueles que representam o desporto em várias posições têm um papel importante a desempenhar na promoção da verdadeira imagem do MMA através de esforços educacionais positivos, e como tal a FMMAP e a IMMAF pretendem ser proeminentes.

Para mais informações sobre quais as técnicas que você pode e não pode usar, pf ver as Regras aplicadas pela FMMAP e IMMAF.