FILIAÇÃO 2017

Em Portugal, a a FPLA – Federação Portuguesa de Lutas Amadoras é a entidade que representa o MMA e se encontra filiada na IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation

A CAPMMA – Comissão Atlética Portuguesa de Mixed Martial Arts, é o orgão da FPLA que tem como missão a promoção, desenvolvimento, regulação e união do desporto MMA e seus intervenientes, reflectindo e adaptando à realidade nacional a visão global da entidade máxima do MMA no mundo, a IMMAF – International Mixed Martial Arts Federation.

De notar que a filiação é de 1 ano apenas e de Janeiro a Dezembro do correspondente ano. A filiação deverá ser sempre feita no mês de Janeiro.

 

PROCEDIMENTOS DE FILIAÇÃO

Clicar no icon abaixo

 

ATLETAS
Treinadores, Oficiais, Dirigentes
CLUBES

 

 

Download da Ficha de Medicina Desportiva

 

PERGUNTAS FREQUENTES:

Uma vez filiado, estou apto a participar em torneios e provas, da CAPMMA ou outras?
Não. Para competir em MMA, é essencial que entregue uma ficha de Medicina Desportiva devidamente preenchida e assinada por um médico, com a indicação de APTO, para a modalidade MMA (original terá de ser enviado para a FPLA), bem como exames ao HIV, Hepatites B e C (original fica ao cuidado do atleta). A ficha de medicina desportiva será válida até ao final da época mas as análises clinicas terão apenas a validade de 6 meses.
Nos Opens Nacionais da CAPMMA, ainda haverá lugar a um exame médico “pre-fight “na altura da pesagem.

Uma vez filiado, poderei competir e/ou arbitrar, ajuizar, ser treinador, em provas não sancionadas ou aprovadas pela CAPMMA?
Poderá participar em todo o tipo de prova, excepto em provas auto denominadas campeonatos nacionais ou mundiais, de organizações auto denominadas federações, uma vez que a CAPMMA só reconhece uma entidade federativa para o efeito em Portugal, a FPLA, e uma entidade federativa para o efeito no Mundo, a IMMAF.
Nas restantes provas, terá sempre que comunicar à CAPMMA essa participação e esperar um parecer. De notar que o seguro fica suspenso para todas as provas que não tenham tido o aval da CAPMMA.

Sou estrangeiro, residente em Portugal. Posso filiar-me?
Sim. Nos Opens Nacionais de apuramento para provas internacionais, no entanto, só podem participar cidadãos portugueses, ou com dupla nacionalidade sendo uma delas a portuguesa.

Sou treinador de MMA. Recebo um certificado como tal?
A formação e/ou reconhecimento de competências de treinadores de MMA está naturalmente dependente do reconhecimento do MMA em Portugal. Uma vez reconhecido, a certificação de treinadores será o passo seguinte.

Sou árbitro e/ou juíz de MMA, em eventos para os quais me convidam. Filio-me como oficial?
Poderá filiar-se como oficial, ou seja árbitro e/ou juiz, caso seja o seu único interesse, mas o reconhecimento de competências implica a frequência e aprovação nas nossas formações de Juiz e Árbitro.

Fiz a formação de Juiz e/ou Árbitro na extinta FMMAP. Essa formação é reconhecida?
Devido aos actuais critérios de qualidade, essa formação não é reconhecida, lamentamos.

O que é a plataforma My Next Match?
A plataforma My Next Match é uma solução integrada de comunicação, matchmaking e partilha de conhecimento, para desportos de combate, na perspectiva recreativa e competitiva.

É uma mistura entre uma rede social, neste momento dedicada somente ao Boxe e MMA mas com o objectivo de se expandir a outros desportos de combate, com ferramenta de gestão de academias, clubes, federações e até carreiras de atletas.

A IMMAF escolheu esta plataforma como base de dados e gestão universal, para todas as federações e clubes de MMA do mundo.

Uma das principais razões é a facilidade com que se criam e divulgam eventos, se realiza chaves de torneios, se gere fichas médicas e desportivas de atletas, e com isto se reduz a diversidade de formas de gestão e comunicação dos mais de 50 países membros da IMMAF, com ela e entre eles.

Para os clubes, é uma forma de gestão muito útil, com facilidade em divulgar eventos, torneios, mudanças de horário, comunicar com os seus atletas mas também com o público em geral, um público direcionado.

Para os atletas é uma boa exposição, rede de contactos e fãs.

Veja mais em www.mynextmatch.com

 

Uma vez filiado na FPLA, poderei participar em provas de outras modalidades, como o Pankration, Grappling, Beach Wrestling, Lutas Olímpicas?
Sim.

Já me encontro filiado na FPLA, pelas Lutas Olímpicas mas pretendo praticar e/ou competir em MMA. Essa filiação é considerada?
Sim, mas terá que complementar a mesma realizando o pagamento das Taxa de filiação para Disciplinas Associadas e informando a Secretaria.

A Secretaria da FPLA responderá a qualquer dúvida adicional que possa surgir:

Federação Portuguesa de Lutas Amadoras
Rua da Lapa, 14 – 2º
1200-702 Lisboa
Portugal

Tel: + 351 21 393 11 90
Fax: + 351 21 393 11 99

E-Mail: secretaria@fplutasamadoras.pt